Receita de Massa Caseira
Morando aqui na cidade de Teutônia, estado do Rio grande do Sul, neste pais chamado Brasil, não tenho a mínima idéia de quantas pessoas neste mundão afora conhecem um cavalo, sabem que o leite vem das vacas, ou cabras, ou búfalas, imaginam de onde vem as frutas ou que os ovos simplesmente aparecem naquelas caixas carimbadas com o nome da granja.
Na área rural da minha cidade ainda existem muitos agricultores que criam suas galinhas no pátio, soltas, sem grades, para que elas botem aqueles ovos com uma gema de cor amarela, mas tão amarela, que parece só se conseguir com ingessão de produtos químicos. Confiram a cor na fotografia que publico junto com a receita desta Massa Caseira que de quando em vez produzo aqui em casa e que, modéstia a parte, na opinião desinteressada dos familiares e amigos, é muito boa.
Massa Caseira
4 ovos
500 g farinha de trigo (mais ou menos)
água
Misturar os ingredientes em um recipiente até que se possa colocá-la sobre a mesa para terminar de misturar e amassar até se conseguir uma massa que não mais grude na mesa. Cortar em duas ou três partes e abrir a massa com o rolo (aquele rolo “amansa marido”), deixar secar por um tempo (tem que se ver o ponto certo) e cortar em pequenas tiras.

Depois é só cozinhar e saborear.
Claro que comprar um pacote de massas prontas no supermercado, ou na quitanda, ou na padaria é muito mais prático e menos trabalhoso, mas não é isso que queremos. Queremos ocupar-nos com afazeres distintos dos nossos afazeres costumeiros para desestressar e recarregar as nossas baterias.
É o que eu faço.
20 Comentários
… olha a hora que estou lendo isso… hummmmmm…
abraço e bom findi!
Otima maneira de passar o tempo.
Feliz final de semana.
Paulo,
Cresci assim. Meus filhos não sabem das coisas boas da vida, nunca comeram fruta no pé, tomaram leite quentinho da vaca e nem comeram massa feita em casa. Prazeres simples, mas que são os melhores.
Beijos
Paulo, eu acho um barato as receitas que tu coloca por aqui. Se eu fizer vou tirar foto e mostrar… Claro que a praticidade de comprar um macarrão caseiro no supermercado é grande, mas fazer o macarrão deve ser melhor ainda.
Abraço
Paulo,
Não sou muito dado a cozinha, só em “emergências”, mas adoro uma comida caseira e as coisas simples da vida.
É sempre um prazer ter seus ccomentários no Voz.
Grande abraço, bom domingo.
Paulo, carissimo, fiquei eu aqui a pensar nas palavras do mio amore que essa semana me pediu para fazer lasanha e claro que tenho eu que fazer a massa, lógico ou não seria a mesma coisa. Pois bem, a diferença da sua massa para a minha é que eu não uso ovos inteiros, uso gemas apenas: quatro no total e um ovo inteiro apenas.
Eu não acho mais pratico comprar o pacote industrializado no mercado ou padaria não. Até porque pra fazer a massa aqui em casa, o mio amore ajuda a cilindrar a massa e a preparar o molho…
Enfim, são aqueles momentos preciosos…
Grande abraço e um ótimo final de domingo pra você…
Parece ser deliciosa, Paulo!
Dica anotada!
Aquele abraço!
Paulo, eu vou fazer essa massa….e te mandareia foto..espere e vcerás….bjs e dias felizes
A melhor massa do Planeta! Eu garanto!
ôooo coisa boa!!! Te confesso que sou uma Italiana mais que de verdade! rs
Minha boca virou um aquário, hein! E esse rolo “amansa marido” foi ótimo rsrs….
Que tal então, um vinhozinho pra acompanhar?
Beijos
Hum…parece gostoso!
Rolo “amansa marido”?? Ha…sim, sei qual é! rs…
Mas e para cortar fininho assim Paulo???
Um beijo!
Oi querido
To com agua na boca
Mostrei a foto sem dizer de quem era e a resposta foi
Massa do tio Paulo
Quando a coisa é boa, ninguém esquece
To te esperando
BJO
Nunca comi!
Deve ser booommm!!!
Mas dá taballhinho de fazer né?
Meus dotes culinários são péssimos!
Haha…
=*
Paulo adoro uma massa caseira, ah! e esses ovos fazem a diferença.
De vez em quando me aventuro e faço a minha própria massa.
gostei e farei essa receita para o jantar
OI PAULO!
FAÇO MINHA MASSA DO MESMO JEITO QUE TU FAZES.
MEUS FILHOS ADORAM,ONTEM MESMO A FIZ,NÃO SOBRA NADA.
A UNICA COISA CHATA EM FAZER EM CASA,É A HORA DE ABRIR AS TIRAS DE MASSA,FICO HORAS…É MUITO CHATO.ONTEM BAIXEI UM DECLETO.
SÓ FAREI NOVAMENTE QUANDO O PAI DE VOCES ME DER UMA MÁQUINA,E TENHO DITO.
BEIJOS PAULO,TENHA UM MARAVILHOSO DIA.
adorei, fiz a massa, pois tenho um cilindro a tempos e nunca tinha a receita, mas um problema, quiz fazer e guardar na geladeira para comer outro dia(crua) e ficou completemente escura. como posso fazer e guardar por uns dias sem que isso aconteça? porfavor me responda, pois prometi pra toda familia que ia fazer e dar a eles, mas nao posso fazer feio e dar uma massa escura né? me mande o segredo porfavor, pode ser por email
abraço


Paulo!
Esta massa com uma galinha com molho não tem explicação. A massa caseira é trabalhosa mas fica muito melhor que comprada. Uma amiga minha colocava queijo ralado junto com a farinha, dá um gosto especial. Vou te lincar no meu blog.
Beijos.